3 dicas para criar um planejamento de comunicação para sua ONG

planejamento de comunicação para sua ONG

O plano de comunicação é um documento que reúne estratégias para que sua ONG possa alcançar seus públicos alvos utilizando canais de marketing, como a publicidade e as relações públicas. Para contribuir com o seu conhecimento, separamos 3 dicas para criar um planejamento de comunicação para sua ONG.

01. Conheça seus públicos 

Um plano de comunicação serve para estruturar as estratégias de relacionamento com seus públicos. Para que esse trabalho seja feito de forma coesa, é preciso conhecer detalhadamente quem são as pessoas que você deseja contatar. Se são doadores em potencial, quais são, em média, seus dados demográficos? Como eles se comportam com o ato de doação? Eles possuem algum conhecimento sobre sua organização? 

São perguntas como essa que vão te ajudar a traçar o perfil de cada público-alvo!

Veja depois: 3 dicas para criar um planejamento para sua ONG

02. Defina orçamento para a comunicação

Existem muitas coisas no campo da comunicação que podem ser feitas de forma gratuita. Você pode publicar gratuitamente nas redes sociais, por exemplo, mas existem custos com o profissional e as ferramentas utilizadas para realizar o trabalho, por exemplo. 

A contratação de serviços de fotografia, gráfica e comunicação em eventos também devem estar descritos em seu plano de comunicação.

Leia também: O que postar nas redes sociais de uma ONG?

03. Utilize efemérides ao seu favor

Seu plano de comunicação deve considerar datas específicas, como o aniversário da organização ou momentos importantes para a causa trabalhada. Nossa dica é participar do Dia de Doar, evento global que possui a finalidade de disseminar a cultura de doação. 

No site e redes sociais do Dia de Doar você encontra informações sobre a data e como sua organização pode participar.

Espero que o conteúdo tenha sido útil para a comunicação de sua organização.

Compartilhe:

Mais artigos:

atrair talentos no terceiro setor

Como atrair talentos no terceiro setor

Como a sua organização se estrutura quanto aos colaboradores que realizam a transformação da casa? Existe um trabalho de atratividade para profissionais remunerados e voluntários?

Baixe os critérios do Selo Doar

Receba o documento e orientações direto no seu e-mail

Outros Artigos