Uma vez certificada no Selo Doar a organização só precisará pagar a renovação para uso do Selo doze meses depois, no valor de 840 reais, por novo período de doze meses. Essa situação só se alterará quando for necessária nova certificação, com o lançamento dos novos critérios do Selo Doar, atualmente previstos para o ano de 2023.
Perguntas Frequentes
Tire suas dúvidas aqui:
A autoavaliação é um caminho para isso. Baixe os critérios Selo Doar para aprimorar os processos da organização antes mesmo de iniciar a certificação. É possível verificar, um a um, os que a organização já atende e vai pontuar – é um ponto para cada critério. Se alcançar 43, dos 52 critérios, você estará quase lá. Nós faremos o processo de checagem para confirmar e informaremos o resultado.
O processo de obtenção do Selo Doar envolve um conjunto de critérios cujo objetivo não é inviabilizar a própria certificação. São documentos de gestão, um conjunto de procedimentos jurídicos e contábeis e o bom senso. Se algum destes itens não estiver presente em uma organização, não só ela não receberá o certificado como provavelmente terá dificuldades na sua sustentabilidade financeira futura, inclusive na relação com governos e com doadores. Portanto a ideia é a certificação preventiva, garantindo que em um único documento (o Selo), os doadores saibam que esta organização está em dia, segue procedimentos corretos, divulga sua prática e é correta.
Recomendamos fortemente que baixe os critérios antecipadamente e faça uma conferência inicial interna, antes de iniciar o processo de certificação.
Os critérios para o Padrão de Gestão e Transparência, ou Selo Doar, resultam de pesquisas envolvendo diversas certificações internacionais e a realidade brasileira, através do levantamento da experiência de profissionais, acadêmicos e gestores de organizações. O procedimento é reconhecido por organizações congêneres internacionais, é realizado de forma independente e é um processo absolutamente conectado à realidade das organizações brasileiras.
O valor do Selo Doar é de R$ 840 reais. O primeiro pagamento inclui o processo de auditoria, para a certificação no Selo Doar, e os pagamentos seguintes são para a renovação do uso do Selo. Caso a organização inicie o processe e não se qualifique, o valor não será reembolsado.
Após iniciar o processo de certificação, com o pagamento, a organização tem até 30 dias para preencher os dois formulários: o dos critérios e o do envio das documentações. Com o recebimento completo dos dois formulários, a equipe do Instituto Doar auditará as informações e, em um prazo de até um mês, dará um retorno com o resultado, seja emitindo o Selo Doar, em caso positivo de alcance dos critérios, ou um relatório de encaminhamento para melhorias, com novo prazo de 30 dias para a organização tentar a certificação.
Não. O processo é aberto e transparente. As perguntas são objetivas e padronizadas. Organizações podem informar-se sobre os critérios antecipadamente, fazendo inclusive uma auto avaliação. Portanto, participam do processo já com a possibilidade de conhecer suas chances de serem certificadas, alcançando pelos menos 43 dos 52 critérios existentes. No processo de avaliação, se não chegam aos 43 e estão em uma margem de pelo menos 37 critérios, é enviado um relatório e é informado o prazo onde é possível corrigir algum documento ou informação, se for o caso. Desta forma e após todas essas possibilidades, caso a organização não se enquadre para a obtenção do certificado, ou por incompatibilidade objetiva, ou desistência, não haverá reembolso.
O Selo Doar tem a validade de doze meses ano. Toda organização tem condições de renovar o Selo anualmente, mediante pagamento de renovação. Só será necessária nova certificação quando forem lançados novos critérios, atualmente previstos para 2023.
Este é o primeiro Selo brasileiro para o setor. Inspirado em selos similares ao redor do mundo, acreditamos firmemente que este processo melhorará a performance das organizações assim como alavancará doações, parcerias e apoios. A legitimidade deste crescerá na medida de seu uso pelas organizações brasileiras. Atualmente já são mais cem organizações certificadas, de todo o país.
A prática da verificação e qualificação é um processo comum entre organizações que objetivam melhorar sua performance e compará-la entre pares. Costuma ser um processo de autoavaliação, com uma confirmação por terceiros isentos. A prática de receber uma legitimação é, por sua vez, uma forma de demonstrar para a sociedade, de forma sucinta, um padrão de qualidade verificável, que a iguala às melhores e os difere dos demais. Isso, para empresas, serve para facilitar a escolha de fornecedores ou clientes. Já para organizações sem fins lucrativos serve para facilitar a seleção por parte de doadores.
O Selo Doar é usado das mais diversas formas. O que há que se avaliar é de que forma e para quem a organização pretende facilitar a informação. O site e os folhetos institucionais são locais ideais para a divulgação do selo. Materiais gráficos que envolvem terceiros também, mas há que se cuidar para não haver exagero na exposição. O ideal é a presença constante e discreta.
Nós oferecemos, além do certificado, um selo personalizado para que você coloque em sua página na internet, folhetos e materiais de comunicação. Também temos uma página específica no site para a organização certificada, que serve tanto para divulgar cada uma das entidades como também para validar o prazo de validade do certificado anual.
Em todo o mundo há dados que confirmam que certificação aumenta significativamente a confiança dos doadores e consequentemente aumenta o volume de doações. No Brasil, como em outros casos, há pouca pesquisa sobre isso. Podemos destacar uma experiência que foi descontinuada mas que em seu curto tempo de vida gerou excelentes resultados. Trata-se do Prêmio Beneficente, de Stephen Kanitz. Naquela época as organizações premiadas tiveram aumento significativo de doações pelo simples fato de serem selecionadas entre centenas de organizações.
Podemos resumir a jornada para certificação e conquista do Selo Doar em 4 partes:
1º Conhecer os 52 critérios exigidos para certificação – acesse aqui
2º Faça a inscrição para dar início ao processo. Clique aqui!
3º Assistir ao conteúdo de vídeos na plataforma Hotmart.
4º Responder aos 2 formulários disponíveis no vídeo 2.
Se ainda ficou com dúvida, acesse a página que detalha, clique aqui! melhor todas as etapas do processo clicando aqui
O processo de certificação Selo Doar não tem prazo, a inscrição poderá ser feita durante todo o ano.
Para ter acesso aos critérios para certificação Selo Doar > clique aqui <
Destacamos alguns dos pontos que normalmente ou atrasam o processo ou desclassifica as Organizações no processo de certificação são:
- Critério 2: Diferenciar Planejamento Estratégico de Plano de Ação. O planejamento estratégico deverá ser elaborado com foco na missão.
- Critério 8: Verificar se a organização mantém em sua estrutura de governança, abaixo da Assembléia Geral, a gestão por um Conselho Administrativo e/ou Deliberativo, o qual possui a função básica de atuar na gestão e tomada de decisões, enquanto a Diretoria Executiva possui atuação na execução das atividades.
- Critério 13: Deverá constar no Estatuto Social, prazo para possíveis reeleições, limitado ao máximo de 09 anos, sendo a ocupação do mesmo cargo pelo Membro.
- As atualizações dos arquivos no site deverão ser mantidas dos últimos exercícios.
- Recomenda-se ler atentamente todos os itens solicitados nos critérios para elaboração dos documentos encaminhados.
Sim, pois a jornada para certificação é composta por análises e avaliações técnicas, que exigem profissionais especialistas para o desenvolvimento, além da manutenção da infraestrutura dos serviços, justificando a taxa anual de renovação.
Em busca de oferecer às Organizações filantrópicas modelos de padrão de qualidade e governança no terceiro setor, foi criada a iniciativa da certificação Selo Doar. Entretanto, todos os processos para certificação envolvem diversos serviços, os quais são mantidos via o valor cobrado. Vale ressaltar que o Instituto Doar não recebe doações ou apoio de pessoas físicas ou jurídicas.