Não sabemos como é o seu uso das redes sociais. Na verdade, existem fatores geracionais (e também pessoais) que influenciam o nosso engajamento com as redes. De qualquer forma, vou te ajudar solucionar a seguinte dúvida: o que postar nas redes sociais de uma ONG?
As gerações mais jovens estão mais presentes em redes como o TikTok ou conectadas no Instagram usando a ferramenta Reels. Enquanto isso, outras pessoas ainda preferem usar o Facebook como sua rede social principal. É claro que também existem aqueles que não gostam das redes em geral, utilizando o mínimo e necessário.
Seja qual for o seu uso e visão sobre as redes, é importante que sua organização utilize elas de forma estratégica, exibindo o cotidiano e como vocês movem a causa. Veja abaixo dicas sobre o que postar nas redes sociais de sua ONG:
Dica 01. Publique os bastidores
Crie intimidade com seus seguidores mostrando o dia a dia da organização. Como o trabalho é organizado? Quais são as principais atividades que promovem a transformação? Além de gerar conexão, esse tipo de conteúdo leva transparência para a sua rede social, facilitando o processo de tomada de decisão de doadores em potencial.
Leia também: 3 dicas para criar um planejamento para sua ONG
Dica 02. Se possível, mostre a transformação na prática
Publique conversas com os beneficiários de seus projetos, entrevistas, fotografias e outros conteúdos que mostrem como a sua organização está impactando o nosso mundo.
Mas tome cuidado para não publicar conteúdo sensível caso sua organização esteja relacionada à causas de violência humana ou animal. As plataformas de redes sociais não desejam imagens com esse teor circulando nas timelines, então derrubam o alcance das publicações.
Dica 03. Destaque os colaboradores
Nossa conexão é feita por meio de pessoas. Convide seus colaboradores a serem protagonistas de conteúdos nas redes sociais de forma criativa! Mostre quem move a causa e impacta diariamente a milhares de vidas.
Mais do nosso blog: 4 sites úteis para ONGs que querem crescer
Dica 04. Mostre resultados
Por fim, tente traduzir os resultados de sua organização em números e publique isso de forma intuitiva nas redes sociais, como uma atitude de transparência. Não estou falando de longos relatórios, mas sim de posts bem elaborados que contam a história da instituição através de dados.
O que a sua organização está fazendo nas redes sociais? Ficou mais claro agora o que se deve postar nas redes sociais de uma ONG?