3 dicas para criar um planejamento para sua ONG

Com dificuldades em criar um planejamento para a sua ONG? A criação desse documento é um dos passos mais importantes para o sucesso de sua organização, garantindo sucesso financeiro para viabilizar as ações que movem a causa.

Pensando em auxiliar você e na sua equipe nos principais pontos de atenção na hora de criar um bom planejamento para a ONG, separamos 3 dicas. Separe um tempo, reflita e analise antes de começar a colocar a mão na massa e iniciar o planejamento.

Analise a real situação antes de criar o próximo planejamento anual 

Um bom planejamento é baseado em dados que traduzem a realidade da organização. Ou seja, antes de partir para as reuniões que vão definir o próximo ano, tire um tempo para analisar a situação atual. 

Busque dados de sua organização que serão fundamentais na elaboração do planejamento: quantos doadores recorrentes existem? Quantos doadores deixaram de ser recorrentes? Quantos acessos o seu site teve? Quanto de dinheiro foi arrecadado? Quanto desse dinheiro foi alocado para cada núcleo de custos da organização?

São perguntas como essa que vão te ajudar a extrair dados para basear o seu próximo planejamento. Esse é um passo fundamental para não dar um passo maior que a perna, planejando algo que não é possível alcançar, com recursos reais já obtidos no passado.

Não confunda planejamento com plano de ações

Muitas organizações que passam pelo Selo Doar acabam perdendo pontos por confundir o planejamento estratégico com um plano de ações. Ambos documentos devem estar conectados, mas tratam-se de coisas diferentes. 

O plano estratégico é um documento completo, que conta com informações mais profundas a respeito do que a organização deseja realizar no período. Enquanto isso, o plano de ações é um detalhamento em etapas do que deve ser contemplado segundo o documento anterior. 

Conside diversos cenários para criar um planejamento para sua ONG

Os últimos anos trouxeram um aprendizado: não podemos nos prender a apenas um cenário. Muitas organizações foram impactadas pelos desdobramentos da pandemia e tornou-se uma boa prática considerar cenários mais pessimistas nos planejamentos. 

Outras ONGs passaram a ter um planejamento anual dividido em períodos mais curtos, com uma visão trimestral ou bimestral. 

Espero que as dicas tenham sido recompensadoras para criar um planejamento para sua ONG.

Compartilhe:

Mais artigos:

atrair talentos no terceiro setor

Como atrair talentos no terceiro setor

Como a sua organização se estrutura quanto aos colaboradores que realizam a transformação da casa? Existe um trabalho de atratividade para profissionais remunerados e voluntários?

Baixe os critérios do Selo Doar

Receba o documento e orientações direto no seu e-mail

Outros Artigos