Procedimentos

O processo de avaliação e certificação é desenvolvido nas seguintes etapas:

  1. A organização candidata à certificação deverá analisar detidamente os conceitos e critérios do Padrão de Gestão e Transparência, realizar internamente uma avaliação crítica de acordo com os critérios do PGT, e implementar as medidas de adequação e aperfeiçoamento que julgar necessárias.
  2. Em seguida, a organização deverá comprovar a adequação de seus processos internos ao PGT, através do preenchimento dos formulários de avaliação e do envio de documentos e outras evidências solicitadas.
  3. A organização candidata receberá os resultados em até 1 semana, contendo indicação dos pontos positivos e negativos de sua avaliação. Em caso de resultado insuficiente para obtenção do certificado,a organização poderá, de acordo com a pontuação obtida, aprimorar os pontos indicados e re-submeter o processo à avaliação do Instituto Doar em até 30 dias. Receberá então os resultados da nova avaliação em 1 semana. Em caso de novo resultado insuficiente, a organização deverá aguardar 6 meses para dar início a um novo processo de avaliação e certificação.
  4. A organização que obtiver avaliação positiva será notificada e cadastrada na lista de organizações legitimadas. A organização receberá o Selo Doar e estará autorizada a utilizá-lo em seu próprio site e em outros materiais de divulgação pelo período de um ano.

O custo para participar do processo de certificação é de R$450,00. É importante deixar claro que o valor pago não garante a certificação. Há que se seguir rigorosamente os passos acima e passar pela avaliação, somente em caso positivo a organização receberá o Selo Doar, com duração de 1 ano.

Comece agora os procedimentos para obter padrões em gestão e transparência.