Selo Doar

Legitimando ainda mais sua organização

Selo Doar

O objetivo do Selo Doar é garantir padrões verificáveis de qualidade na gestão e na transparência das organizações brasileiras. Financiadores, apoiadores e doadores encontram, desta forma, um conjunto de organizações que passaram por uma avaliação isenta e bastante adequada para a tomada de decisões.

Nos primeiros dois anos do Instituto, as primeiras organizações avaliadas atestaram o formato e a qualidade do sistema de avaliação. A elas gostaríamos de agradecer a contribuição: Greenpeace, GIFE, AACD, ABCR, Fundação Fé e Alegria, ATN, entre outras. Também gostaríamos de agradecer o apoio da Secretaria Geral da Presidência da República no debate das diversas questões institucionais contidas no processo de avaliação.

Hoje o Selo do Instituto Doar já é utilizado por dezenas de organizações. É um conjunto de critérios desenvolvidos especialmente para a realidade brasileira através de critérios de várias outras instituições que trabalham certificação ou códigos de conduta.

Internacionalmente nos baseamos em critérios de certificadores de 15 países que pertencem ao ICFO (International Committee on Fundraising Organizations).

Do Brasil adicionamos elementos de governança do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e do GIFE (Grupo de Instituições, Fundações e Empresas) além do código de ética da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). Além disso, nos pautamos principalmente pelas questões sensíveis que doadores e simpatizantes avaliam na hora de decidir por apoiar uma causa. Estudamos pesquisas brasileiras desenvolvidas pelo IDIS (Instituto do Desenvolvimento do Investimento Social) e pela FGV, que nos deram elementos sobre as motivações de porque as pessoas doam e porque não doam.

São quase 300 mil organizações sociais no Brasil. Como se diferenciar para buscar novos doadores? Sua organização está apta a receber recursos de diversas fontes? É reconhecida pelos potenciais doadores? Os atuais doadores recomendam que se doe para sua organização? Tem padrões mínimos de governança, sustentabilidade e gestão? Agora, através do Selo criado pelo Instituto Doar, sua organização pode ser mais ampla e facilmente reconhecida.

Se já está preparado para começar o processo de certificação:Clique Aqui