Dia de Doar

O #diadedoar foi criado junto com o Instituto. O dia de doar começou no Brasil no mesmo ano que criamos o Instituto Doar. 

Foi nossa primeira ação. Nosso objetivo era e é  chegar nas pessoas “comuns”, que tem uma relação tangencial com o ativismo, a doação e o social. Em sua terceira edição já envolve centenas de ONGs e milhares de pessoas. A meta é  transformar essa ação na primeira ação mundial de arrecadação. Para milhares de ONGs, envolvendo milhões de pessoas.

Pessoas comuns doando pela primeira vez. Doadores doando mais.

O dia de doar foi inspirado em datas similares em outros países, especialmente nos EUA. Já havíamos lido a respeito do GivingTuesday, nosso irmão mais velho em somente um ano. Mas optamos por fortalecer primeiro a marca #diadedoar para só no ano seguinte nos aliarmos formalmente. E assim foi feito. Nossa marca #diadedoar é muito mais fácil de reconhecer pelo Brasil. Não haveria sentido que usássemos a marca GivingTuesday no Brasil, que tem uma forte conexão com o BlackFriday americano.

Para quem não conhece, recomendamos a visita ao site diadedoar.org.br. Trata-se de uma campanha distribuída. Não há uma central de doações nem mesmo de comando. Nosso objetivo é que organizações se organizem para que doadores doem. É simples!

O Teleton e o Criança Esperança, são ações excelentes, sem dúvida. Mas centralizadas. O bonito do que podemos fazer hoje em dia é criar estímulos para que uma ONG de uma região periférica consiga recursos com seus doadores ou pessoas próximas. Que uma ONG grande se mobilize para conseguir ainda mais recursos nesse dia especial. Que uma empresa resolva dobrar as doações feitas por seus funcionários a um conjunto gigantesco de ONGs que estes conhecem.

Esse esforço concentrado gera uma mobilização das pessoas em contribuir. Hoje em dia nos EUA consultorias tem recomendado estratégias de arrecadação para Hospitais e Universidades que sejam um Day Giving. Portanto o elemento de se trabalhar o #diadedoar focando em um dia especial é valioso e deve ser aproveitado.

A diferença em relação a essas campanhas de universidades, hospitais ou o próprio Teleton é que estamos desenvolvendo mundialmente uma campanha que sirva para todos. Ou seja, milhares de ONGs fazem suas campanhas para esse dia. Estou eu andando na rua e me deparo com a divulgação em um outdoor para doar para a creche local.  Tanto uma coisa quanto outra gerarão um dia em homenagem ao ato de doar. É isso que queremos e é assim que está acontecendo. No ano passado perdemos a conta de tantas imagens e mensagens que sairam nas redes sociais (no site você pode averiguar também). Este ano imaginamos que tudo se expandirá exponencialmente, tendo em vista a quantidade de organizações engajadas, a imprensa, as empresas…

#diadedoar é uma iniciativa que entregamos para o mundo e estamos muito felizes com o crescimento do filhote.

O Instituto Doar muito se orgulha de ter desenvolvido e incubado a iniciativa #diadedoar, que é totalmente sintonizada com sua missão: ampliar a cultura da doação. Nossos parceiros da ABCR e do Movimento por uma cultura de doação são os atuais articuladores hoje em dia e com eles celebramos resultados melhores ano a ano.

Saiba Mais:

logo_diadedoar_horz_site1